terça-feira, 1 de agosto de 2006

Há dias e dias

Todos os dias do ano são dias especiais, quanto mais não seja porque há sempre alguma alma que celebra o seu próprio dia.

Mas um olhar mais atento revela que, nos tempos que correm, há dias específicos para que possamos celebrar determinados factos, interesses ou objectos; uns mais importantes, outros totalmente irreais, estúpidos e absurdos.

Naturalmente, é importante que haja um dia mundialmente consagrado à Paz (1 de Janeiro), ao Doente (11 de Fevereiro), à Saúde (7 de Abril) ou à Família (15 de Maio).

Também são importantes os dias consagrados à Mulher (8 de Março), à Criança (1 de Junho) e ao Idoso (1 de Outubro).

Mas há coisas que não batem certo. Não encontrei, por exemplo, nenhum dia consagrado ao homem (leia-se macho).

Existe o Dia do Livro Infantil, mas não há nenhum dia do livro adulto; existe o Dia Internacional do Trabalhador (01 de Maio), mas não aparece em lado nenhum o dia do desempregado.

Há dias dedicados aos Não Fumadores (17 de Novembro), aos Enfermeiros (12 de Maio), aos Professores (5 de Outubro), ao Sol (3 de Maio), aos Canhotos (14 de Agosto), ao Relógio de Sol (21 de Junho) e à Aviação Civil (7 de Dezembro), só para citar mais alguns exemplos.
Então, os fumadores, os médicos, os alunos, a lua, os destros, o relógio de pulso e a aviação militar? Será que não são merecedores dum dia especial?

Por último, passemos aos cúmulos. O que é que a Bengala Branca fez para merecer um dia mundial?

Ou melhor... Nos Estados Unidos, o dia 8 de Maio é dedicado à não utilização de peúgas e à ingestão de uma Coca-Cola (No Socks Day e Have a Coke Day); o dia 28 de Maio é o Dia Nacional do Hambúrguer (National Hamburger Day).
Deixei para último o mais “importante” de todos. O National Dance Like a Chicken Day é celebrado a 14 de Maio, o dia em que todos os americanos dançam como galinhas (?).

Sem comentários: