terça-feira, 17 de outubro de 2006

A Península Ibérica

Há umas semanas atrás, o Sol revelou uma sondagem que indicava que cerca de 30% da populaça deste país de 900 x 300 vê com bons olhos uma fusão com Espanha.

Agora foi a vez da revista Tiempo revelar uma sondagem, realizada pela Ipsos, sobre a opinião da populaça do país vizinho.

Os resultados parecem ser minimamente conclusivos, com cerca de 46% dos espanhóis a quererem que a Península Ibérica passe a ser um só país e, numa altura em que em Portugal se fala tanto em preparar o futuro da populaça mais jovem, são, precisamente, os jovens espanhóis que se mostram mais receptivos a esta união (50,8%). Será que têm uma visão do futuro mais apurada que os nossos jovens?

Nos últimos anos, o país tem sido invadido, de uma maneira mais ou menos visível, por empresas e interesses espanhóis, o que dá que pensar.

A economia e o nível de vida de “nuestros hermanos” são, sem sombra de dúvida, superiores às de Portugal, o que dá que pensar.

Pequenos grandes detalhes do país vizinho, como as redes viária e ferroviária ou o parque automóvel, são, também, superiores às de Portugal, o que, também, dá que pensar.

O regime monárquico de Espanha tem provado, ao longo dos anos, ser um sistema válido e poupadinho, já que não se gastam balúrdios em eleições de 4 em 4 anos nem fortunas em pensões vitalícias dos antigos presidentes, o que volta a dar que pensar.

Muitas grávidas portuguesas já optam por ir dar à luz em hospitais e maternidades de Espanha e Portugal está apinhado de médicos espanhóis, o que continua a dar que pensar.

Enfim, muito mais daria que pensar, se nos puséssemos a esgravatar mais detalhes comparativos entre os dois países ibéricos.

Como não há fumo sem fogo, será que o aparecimento destas sondagens indicia conversações secretas, que vão bem mais além do TGV, entre o Eng. Sócrates e o seu homólogo Zapatero?

Sem comentários: