terça-feira, 14 de novembro de 2006

Esgravatar o passado recente

O livro de Pedro Santana Lopes, “Percepções e Realidade”, promete levantar polémica e dar que falar nos bastidores da política cá do burgo.

No livro, Santana Lopes faz acusações directas a Cavaco Silva, por se ter aliado ao então Presidente, Jorge Sampaio, e a dirigentes do PSD para derrubarem o governo de coligação a que presidia.

Além disso, Santana identifica, ainda, mais duas frentes, uma interna no PSD, onde pontificam nomes como Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes e Marcelo Rebelo de Sousa, e outra externa, identificada com Jorge Sampaio e com o PS e o PCP.

Tudo porque, segundo Santana Lopes, o sector cavaquista considerava que, estando o PSD no governo, com as medidas difíceis que tinham que ser tomadas, as hipóteses de vitória de Cavaco Silva nas presidenciais tornavam-se mais complicadas e preferiram deitar abaixo um governo seu para que o objectivo Belém fosse alcançado.
Os dados foram lançados. Agora resta ver até que ponto os restantes participantes vão alinhar no jogo proposto por Pedro Santana Lopes.

Sem comentários: