terça-feira, 14 de novembro de 2006

A porcaria na blogosfera

Li, no Hoje há Conquilhas, que Pacheco Pereira considera que 90% do que está na blogosfera é lixo.

JPP até pode ter razão nesta afirmação, já que há blogs que não interessam nem ao Menino Jesus, mas, lá por ser um distinto comentador e político cá do burgo, deve ter em conta que muitos bloggers têm o seu próprio espaço quase como se de um diário se tratasse e que é algo manifestamente particular de cada um.

Os leitores da blogosfera são pessoas livres de escolher o que mais lhes agrada, da mesma forma que escolhem um livro, um jornal ou uma revista, ou da mesma maneira que preferem ver os Morangos com Açúcar em vez da Quadratura do Círculo.

O Dr. Pacheco Pereira pode achar, por exemplo, que o Sempre a Produzir é uma grande merda, e está no seu pleno direito da mesma maneira que eu estou no meu pleno direito de me estar nas tintas para a sua ilustre opinião.
Somos, repito, pessoas livres.

Obviamente, partilho da ideia de que muitos blogs são verdadeiras porcarias mas não ando, por aí, a apregoar tal facto.
Se um determinado espaço não me interessa, pura e simplesmente passo uma vista de olhos uma primeira vez e não volto lá. Tão simples como isso.

JPP deve ter em conta que nem todos são licenciados em política, economia, advocacia ou jornalismo, com a habilidade nata, muitas vezes derivada da própria formação, para escrever, ou falar, num espaço público e ser lido, ou ouvido, por milhares de criaturas.

Sobretudo, deve ter em conta que, da mesma forma que ele próprio sente orgulho no espaço que mantém, outros, menos dados à escrita, à opinião e a politiquices, têm tanto ou mais orgulho no sítio que publicam e que, lá por ter um blog que é, sem dúvida, uma referência no seio da blogosfera nacional, esse facto não lhe confere o direito de chamar lixo a outros menos conhecidos ou conceituados.

Termino este post subscrevendo, inteiramente, a pergunta/comentário que o Tomás Vasquez faz no Hoje Há Conquilhas… O Abrupto encontra-se no grupo dos 10 ou dos 90%?

Sem comentários: