quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

TLEBS

Começo a ficar preocupado com esta merdice da TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário).

Nunca fui um aluno brilhante na disciplina de Português e, por ter estudado no Instituto Espanhol, houve uma altura em que quase falava melhor o castelhano que o meu português de origem.
De qualquer maneira, um substantivo era um substantivo, um verbo um verbo, um pronome um pronome, um advérbio era um advérbio e ponto final.

Há uns anos atrás, apareceram, cá no burgo, umas novas regras que já me irritaram e à quais nunca liguei muito, já que continuo a escrever como sempre aprendi, incluindo o “c” antes do “t” em determinadas palavras e outras coisas do género.

Agora começo a pensar no futuro, ainda algo distante, quando a cria me vier chatear a corneta com estas tretas novas, como adjectivos e quantificadores numerais, ordinais, cardinais, determinante artigo definido que precede um nome que pode ser contável ou não contável, animado ou não animado, concreto, abstracto, comum de dois e epiceno.
E a frase “estou fodido!”, como é que é classificada de acordo com estas novas regras da TLEBS?

Sem comentários: