quarta-feira, 28 de março de 2007

Reino animal

GIRAFA

Nome comum – Girafa
Família – Giraffidae

O termo girafa é a designação comum aos grandes mamíferos ruminantes, do gênero Giraffa, no qual consta uma única espécie, a Giraffa camelopardalis, nome dado pelos romanos que acreditavam que a girafa procedia duma mistura entre um camelo e um leopardo.


Os machos chegam a alcançar os 5 metros de altura e com as suas línguas preênseis, que podem medir até 40 centímetros, são capazes de alcançar as folhas de acácias, no alto dos galhos, que são sua principal fonte de alimentação.

Com um peso a rondar os 500 quilos e um comprimento corporal que pode passar os dois metros e vinte e cinco centímetros, a girafa passa quase 20 horas por dia a comer, devido ao baixo teor nutritivo das folhas que compõem a sua dieta alimentar.

Devido à distância que separa o coração do cérebro, as girafas possuem, no seu sistema vascular, válvulas especiais que permitem que o fluxo sanguíneo alcance o cérebro, quando levantam a cabeça, e evitam vertigens quando a baixam.

A girafa vive entre 15 e 20 anos e tem uma cria de cada vez, após uma gestação que dura entre 420 e 450 dias.

As crias nascem com uma altura de aproximadamente um metro e meio e, frequentemente, porque a mãe dá à luz em pé, caem estateladas de uma altura de cerca de dois metros.


Mais informações aqui.

1 comentário:

desculpeqqc disse...

Eu gosto de girafas!