sexta-feira, 20 de abril de 2007

Horários de trabalho

O Jornal Económico (OJE) de hoje fala duma realidade dificilmente digestível pela populaça mandante cá do burgo mas, pelos exemplos apresentados, facilmente aceite nos EUA: a abolição dos horários de trabalho.

Atenção que não se fala da abolição do trabalho mas, sim, duma flexibilidade que permite aos funcionários entrarem e saírem à hora que lhes der na real gana desde que os objectivos diários sejam cumpridos.

Outras empresas, como a IBM ou a Sun Microsystem, têm políticas parecidas ao permitir que os colaboradores trabalhem a partir de qualquer lugar, abolindo, desta forma, a imposição dum local de trabalho fixo e oficial.

Nos casos apresentados, os resultados são elucidativos e, porque não, impressionantes, já que se fala de aumentos de produtividade na ordem dos 35% e, no caso da Sun Microsystem, numa poupança de cerca de 400 milhões de euros em seis anos, aliados a uma maior motivação e boa disposição dos trabalhadores.

No mínimo, dá que pensar, especialmente agora que o executivo do Sr. Sócrates anda com ideias de remodelar o código do trabalho…

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos,

"José Afonso", figura ímpar da cultura portuguesa, que trilhou, desde sempre, um percurso de coerência na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarista e pela liberdade e democracia, é tema de um selo que está em 5º lugar. Precisamos do voto de todos para que se faça um selo em sua memória e na memória da Liberdade.
Num período de exaltação de valores salazaristas, devemos contrapor com os nossos defensores de Abril!

“Venham mais cinco!!
Traz um amigo também!”


VOTA
[aqui]

Abril, SEMPRE!!

Davide da Costa

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Isso de trabalhar por objectivos dá cabo do arranjinho! Então como é que tiramos aquele dia de baixa porque apeteceu ir à praia? Assim vamos à praia, mas ainda temos que apresentar trabalho! E que vantagem tenho em ser dirigente sindical?
No actual sistema basta chegar a horas ao trabalho e aparentar estar ocupado para que eu seja um funcionário exemplar. Se essa mania chega cá, vou ter que... trabalhar!!?