quinta-feira, 5 de abril de 2007

Reino animal

CAMALEÃO

Nome comum – Camaleão
Família - Chamaeleonidae

Camaleão refere-se a uma família de répteis escamados e uma das mais conhecidas famílias de lagartos que conta com cerca oitenta espécies, a maior parte delas na África.


Os camaleões são famosos pela sua alegada habilidade em trocar de cor conforme o ambiente, a língua rápida e alongada, e pelos olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro.

Podem medir até 60 cm de comprimento e movimentam-se com extrema lentidão.

São animais diurnos que conseguem ficar imóveis durante horas à espera que passe uma presa (gafanhotos, joaninhas e besouros, entre outros insectos) que capturam com a língua pegajosa que se estende, a uma velocidade estonteante, quase um metro.

Os seus olhos podem ser movidos independentemente, o que lhe confere aparência curiosa, e são cobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, correspondente à íris e a pupila.

Outra característica deste animal é a capacidade de mudar de cor, por influência do seu humor, da luz ou da temperatura, e que ajuda muito ao mimetismo (capacidade que têm certos animais para variar a coloração e a forma, de acordo com o meio em que se encontram), tantas vezes necessário para se proteger dos seus predadores.


Mais informações aqui.

Sem comentários: