terça-feira, 17 de abril de 2007

Reino animal

PANDA

Nome comum – Panda-gigante
Família - Ursidae

O panda (Ailuropoda melanoleuca), também conhecido por urso-panda ou panda-gigante, é um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central.

Trata-se dum animal extremamente querido pela humanidade, graças ao focinho curto, que lembra um urso de peluche, a característica pelagem preta e branca e o jeito pacífico e bonacheirão.

É, além disso, extremamente dócil e tímido, e dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado.

Exteriormente, o panda assemelha-se a um urso de coloração contrastante entre o preto e o branco.

Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase exclusivamente de bambu (99% de sua dieta), ainda que o seu sistema digestivo não esteja totalmente adaptado a absorver as moléculas de celulose do mesmo.

Por esta razão, o panda passa cerca de 14 horas a consumir cerca de 40 quilos de bambu e sabe-se que come insectos e ovos, necessários como fonte de proteínas.

A época de reprodução dá-se na Primavera e a gestação dura, em média, 135 dias, após os quais nascem um ou dois filhotes.

No entanto, e devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe panda opta por criar um único filhote, sendo o segundo rejeitado e abandonado à morte.


Mais informações aqui.

Sem comentários: