sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Urgências

A notícia ontem divulgada pela SIC, ou melhor, a conversa absurda divulgada ontem pela SIC entre, primeiro, os familiares duma vitima de um acidente caseiro e o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), e, depois, entre o mesmo CODU e as corporações de bombeiros de Favaios e Alijó, é, no mínimo, perturbante e esclarecedora da realidade cá do burgo.

Digo eu que, ao ouvir os ficheiros que constam neste post, a populaça pode mesmo pensar que está na presença de alguma cena de gozo, por parte dos familiares da vítima, e na presença de comediantes, no que toca às respostas dadas, em especial, pelo bombeiro da corporação de Favaios.

Em relação aos familiares da vítima, a triste realidade é que a falta de instrução duma grande parte da populaça leva a que os operadores do 112 se vejam “às aranhas” para perceber as explicações de quem está do outro lado da linha, de modo a poder prestar um primeiro auxílio e encaminhar o socorro urgente com a máxima eficiência possível.


A conversa entre o irmão da vítima e o CODU

Já em relação ao bombeiral, a situação é totalmente diferente.

Apesar de serem, na sua grande maioria, bombeiros voluntários, facto que é de louvar e sobre o qual deixo uma palavra pessoal de gratidão e apreço, não podemos esquecer que são pessoas que têm formação e treino específicos para atender a um leque grande de solicitações por parte da populaça necessitada, nomeadamente em questões de emergências médicas.

Independentemente do facto de se a vítima já se encontrava, ou não, cadáver, na altura do telefonema dos familiares, a capacidade de resposta do bombeiro de Favaios, que atendeu os contactos do CODU, é totalmente inadequada e inadmissível.

Os responsáveis das corporações de Favaios e Alijó, para onde a chamada acabou por ser encaminhada, falam de um mal entendido e defendem que os 10 minutos de converseta estúpida entre o CODU e as corporações não puseram em causa o socorro à vítima, que, aliás, até já estava morta, segundo os familiares.


A conversa entre o CODU e as corporações de Favaios e Alijó

Ora, mal entendido só ser for na cabeça desses senhores, porque o que, realmente, não se entende é o facto do bombeiro dizer, por duas vezes, que não estava a perceber bem porque estava a atender o telemóvel (ao mesmo tempo que atende uma chamada de emergência), perguntar, por duas ou três vezes, aos outros intervenientes sobre o que é que tem que fazer (se sai ou não com a ambulância) e, para cumulo, vir à tona a triste novidade de que só há uma pessoa, durante a noite, no quartel, este último um facto comum às duas corporações, a de Favaios e a de Alijó.

Como é que raio um quartel de bombeiros só tem uma pessoa de prevenção durante a noite?

Não me parece que seja um caso de falta de meios, já que existe, pelo menos, uma ambulância e existem recursos humanos, ainda que só fique um desgraçado de sobreaviso.

Parece-me mais, isso sim, um caso de falta de preparação dos meios humanos, desleixo e irresponsabilidade face à vida e à saúde da populaça.

1 comentário:

Mimi disse...

É um facto a falta de recursos humanos na corporação de bombeiro, assim como e fundamentalmente a formação, sempre o problema da formação. Mas penso que também importa referir a desnecessária conversa, alguns perguntas pouco pertinentes e acima de tudo os juizos de valor feitos pela dita operadora da CODU por favor dêem formação às senhoras, e informem que quando se faz atendimento se inicia a conversa com: Boa noite, estou a falar com? Para que ñ tenha que estar aos berros ó senhor mas ó senhor. E que se deve ter em conta que nem toda a populaçao portuguesa tem escolaridade obrigatória, um operador tem que ser acessivel e adaptar se a quem o procura. E 5 minutos perdidos a perguntar o nº de telefone, por amor da santa, as consolas de atendimento registam o contacto telefonico se com o pânico ngm soube dize lo a sra operadora, deveria ser mais pragmática e centrar se na questão... socorrer o morto, diziam no morto, mas quem era o irmão pra fazer o prognóstico... tanta pra dizer... enfim...