segunda-feira, 17 de março de 2008

Fórmula Um 2008 - I

GRANDE PRÉMIO DA AUSTRÁLIA

16 de Março de 2008


2008 FORMULA 1 ING AUSTRALIAN GRAND PRIX

Circuito de Melbourne - 5 quilómetros e 303 metros
Recorde de Melhor Volta - M Schumacher, em 2004, com o tempo de 1:24.125

Resultados

1º - Lewis Hamilton
2º - Nick Heidfeld
3º - Nico Rosberg

Volta Mais Rápida - Heikki Kovalainen, com o tempo de 1:27.418

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton - 10 pontos
2º - Nick Heidfeld - 8 pontos
3º - Nico Rosberg - 6 pontos

Campeonato Construtores

1º - Mclaren Mercedes- 14 pontos
2º - Williams Toyota - 9 pontos
3º - BMW - 8 pontos

Veni, vidi, vici!

A célebre frase do Imperador Romano Júlio César, traduzida para “cheguei, vi e venci”, no bom português cá do burgo, pode bem ser o espelho do que vai na alminha do jovem piloto Lewis Halmilton, após uma corrida sem erros e a vitória conseguida na primeira prova de 2008.

Depois de na época passada, a sua época de estreia na Fórmula Um, ter ficado a um mísero ponto do primeiro lugar no campeonato, Hamilton abriu a temporada mostrando aos restantes concorrentes e equipas, e à populaça em geral, que não é um fenómeno passageiro e temporário, a quem a sorte teria, eventualmente, sorrido na passada época, e que se assume, desde logo, como potencial candidato ao título na presente temporada.

Numa corrida marcada por inúmeros acidentes, erros e desistências, algumas das quais se ficaram a dever, possivelmente, às novas regras da F1 e ao facto dos pilotos terem que passar a mostrar os seus verdadeiros dotes de condução, já que acabou-se a “mama” do sofisticado controlo de estabilidade e tracção, que ajudavam, electronicamente, à condução em corrida, o piloto da McLaren-Mercedes soube tirar partido e, sobretudo, gerir, o facto de ter partido da primeira posição da grelha de partida, ainda que a corrida tenha sido interrompida, e, consequentemente, obrigado ao reagrupamento do pelotão, por três vezes.

Nota positiva para a excelente prova de Nick Heidfeld e do jovem Nico Rosberg que, dentro do possível, conseguiram acompanhar Hamilton na fuga à hecatombe australiana.

Nota negativa para os Ferraris, que viram frustradas todas as expectativas que tinham para esta prova de abertura do campeonato, e para Rubens Barrichello, que deitou muito a perder à custa dum erro crasso e ingénuo, nada condizente com o estatuto de piloto experiente e veterano que detém.

Continuando com o latim de César… “Alea jacta est”, ou seja, “a sorte está lançada”, ou, no caso da temporada 2008 de Fórmula Um, os dados estão lançados e que vença o melhor.

Próximo Grande Prémio a 23 de Março na Malásia.

Mais informações aqui.

Sem comentários: