sábado, 24 de maio de 2008

Crise

É certo que a crise que assola o nosso país se tem vindo a acentuar e que, nos últimos meses, as notícias têm dado conta, precisamente, desse agravamento.

A populaça está insatisfeita com o rumo dos acontecimentos mas parece algo resignada e está a chegar ao ponto do deixa andar.

No entanto, é bom que se perceba que o estado a que chegou a situação económica cá do burgo só tem tendência a piorar e as ultimas “novidades” são bem prova disso mesmo:

- Os números divulgados pelo Eurostat continuam a apontar Portugal como um dos países mais pobres da União Europeia e indicam que o burgo está em último lugar no que toca ao fosso existente entre os ricos e os pobres.

- O poder de compra, nomeadamente da considerada classe média, continua a baixar e a populaça começa a cortar, forte e feio, em determinadas situações do dia-a-dia, chegando ao ponto de cortar na alimentação.

- Os pedidos de ajuda que chegam ao Banco Alimentar duplicaram em seis meses.

- A polícia começa a fazer trajectos mais curtos, nas suas rondas diárias, para poupar nos combustíveis, que, diga-se de passagem, continuam a subir, inexplicavelmente, a um ritmo quase semanal.

- Os bombeiros e Cruz Vermelha de Valença vão abastecer as viaturas em Espanha, numa de poupar uns cobres, tendo em conta a diferença de preços existente.

- O crédito malparado subiu, em Março deste maravilhoso ano, 14,69%, face a Março do ano passado e, em termos mensais, registou uma subida de 3,84% face a Fevereiro.

- A economia cá do burgo apresentou, em Abril e de acordo com os dados do Banco de Portugal, sinais de deterioração, com a actividade económica a desacelerar pelo sexto mês consecutivo.

Resumindo e concluindo, são tudo boas notícias para a populaça que, chorando e rindo, lá tem que ir fazendo pela vida, tentando que esta merda de barcaça não se afunde.

Sem comentários: