quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fundos europeus

Segundo um matutino cá do burgo, Portugal foi o país que reportou à UE o maior número de suspeitas de irregularidades na utilização de fundos comunitários.

Euros mal gastos, por conseguinte.

Paralelamente, dei de caras com uma notícia que dá conta de que os dois últimos países a aderir à UE, Bulgária e Roménia, podem ser obrigados a devolver, até ao último cêntimo, os fundos que lhes foram disponibilizados, já que parece que o dinheiro foi parar a mãos erradas, ainda durante o processo de adesão.

Se voltarmos atrás, à frase “Euros mal gastos, por conseguinte”, e não fizermos vista grossa, sabemos que, cá no burgo, muitos dos euros ditos mal gastos foram parar às mãos de muito boa gente que foi enriquecendo graças a adjudicações e a trabalhos feitos à medida ou, até mesmo, fantasmas.

Quer isto dizer que, se fossemos castigados pela mesma bitola, estaríamos verdadeiramente metidos num grande molho de brócolos, uma vez que Portugal não teria fundos para devolver e o estimado governo teria que aumentar, radicalmente, os impostos para fazer frente a semelhante dívida.

Sem comentários: