segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Fórmula Um 2008 - XV

GRANDE PRÉMIO DE SINGAPURA

28 de Setembro de 2008

2008 FORMULA 1 SINGTEL SINGAPORE GRAND PRIX



Circuito de Singapura - 5 quilómetros e 067 metros
Recorde de Melhor Volta - Novo circuito

Resultados

1º - Fernando Alonso
2º - Nico Rosberg
3º - Lewis Hamilton

Melhor volta - Kimi Räikkönen, com o tempo de 1:45.599, o que constitui novo recorde do circuito

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton - 84 pontos
2º - Felipe Massa - 77 pontos
3º - Robert Kubica- 64 pontos

Campeonato Construtores

1º - McLaren - Mercedes - 135 pontos
2º - Ferrari - 134 pontos
3º - BMW Sauber - 120 pontos

O primeiro GP de sempre, na história da modalidade, disputado à noite, com recurso a luz artificial, provou ser uma aposta extremamente válida por parte dos responsáveis da F1, porquanto todos os receios no que tocava à visibilidade e aos pontos ideais de ultrapassagem ficaram, desde logo, dissipados durante os treinos.

Fernando Alonso obteve a sua primeira vitória da temporada, com alguma sorte, é verdade, mas uma vitória merecida.

Para tal, contribuiu Nelson Piquet Jr, o companheiro de equipa de Alonso, cujo acidente, à décima quarta volta, obrigou à entrada do “pace car”, facto muito bem aproveitado por Fernando Alonso, que tinha partido da 15ª posição da grelha de partida.

Nico Rosberg conseguiu o melhor resultado da sua carreira, com um segundo lugar merecido e, também, fruto duma boa estratégia de corrida por parte da Williams.

Quanto a Lewis Hamilton, teve, verdadeiramente, muito pouca sorte aquando da primeira paragem nas boxes, aproveitando a entrada do “pace car” em pista, ao ficar preso atrás de David Coulthard.

No entanto, o terceiro lugar do britânico tem que ser considerado como um mal menor, especialmente se atendermos ao péssimo resultado da Ferrari que falhou, totalmente, a sua estratégia de corrida, com péssimas intervenções na zona das boxes – Massa chegou a arrancar com a pistola da mangueira do combustível ainda colocada na entrada do depósito – e com o despiste de Räikkönen.

Contas feitas, o GP de Singapura voltou a baralhar as contas dos primeiros do campeonato, colocou a McLaren à frente da Ferrari, no que toca ao campeonato de construtores, e provou ser um evento com o qual o grande circo vai voltar a contar no futuro.

Próximo Grande Prémio a 12 de Outubro no Japão.

Mais informações aqui.

Sem comentários: