segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fórmula Um 2008 - XVIII

GRANDE PRÉMIO DO BRASIL

02 de Novembro de 2008

FORMULA 1 GRANDE PRÉMIO DO BRASIL 2008


Circuito de São Paulo- 4 quilómetros e 309 metros
Recorde de Melhor Volta - J P Montoya, com o tempo de 1:11.473, em 2004


Resultados da prova

1º - Felipe Massa
2º - Fernando Alonso
3º - Kimi Räikkönen

Melhor volta - Felipe Massa, com o tempo de 1:13.736

O campeonato acabou com emoção até à última curva da última prova e, quando já nada o fazia prever, Lewis Hamilton, mercê duma sorte inacreditável, sagrou-se campeão, tornando-se no mais jovem piloto, na história da Fórmula Um, a conseguir o título.

Felipe Massa liderou, do princípio ao fim, a prova brasileira mas, quando já festejava a vitória e o título, Timo Glock, que manteve os pneus de piso seco quando recomeçou a chover, a seis voltas do fim, perdeu o controlo do seu Toyota na última curva antes da recta da meta e caiu da quarta para a sexta posição, permitindo a Hamilton ascender ao necessário quinto lugar, que perdera anteriormente, fruto de mais um erro sob pressão, para Sebastian Vettel.

São legítimas as dúvidas que assolam muitos seguidores dos meandros da Fórmula Um, sobre se Hamilton seria merecedor do ceptro de campeão.

A verdade é que o jovem piloto, que ingressou no grande circo da F1 no ano passado, protagonizou duas temporadas excelentes, rolando sempre nos primeiros lugares, e a verdade é que nos dois grandes momentos decisivos, Hamilton errou, fruto, certamente, da pressão a que foi submetido.

Mas a verdade é que todos os campeões têm, pelo menos em determinada altura das suas carreiras, a estrelinha da sorte do seu lado e o Inglês teve-a neste último GP de 2008.

Menos sorte tiveram, sem dúvida, David Coulthard e Robert Kubica, que se envolveram num acidente, logo no início da prova, deitando por terra quaisquer hipóteses de terminar a carreira de quinze anos com o aceno duma bandeira de xadrez, no caso do Escocês, e a oportunidade de acabar a temporada com mais um bom resultado, no caso do Polaco.

Uma última consideração sobre a temporada do Italiano Giancarlo Fisichella, cuja aposta na Force India não se mostrou a melhor.

É, de alguma forma, triste ver um piloto com as características de Fisichella, e habituados que o estávamos a ver entre os seis primeiros, nomeadamente quando tripulava o monolugar da Renault, a ser relegado para os últimos lugares do pelotão e a não conseguir sequer um único ponto durante toda a temporada.

Ao contrário do que muitos cépticos previam, a temporada de 2008 acabou por ser fértil em emoções, com corridas competitivas e bem disputadas, durante as quais acabaram por emergir alguns nomes menos sonantes mas com os quais o grande circo deverá contar para o próximo campeonato.

Finda a temporada de 2008, aqui ficam os resultados gerais no que toca ao campeonato de pilotos e de construtores.

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton - 98 pontos
2º - Felipe Massa - 97 pontos
3º - Kimi Räikkönen75 pontos
3º - Robert Kubica75 pontos
5º - Fernando Alonso – 61 pontos
6º - Nick Heidfeld – 60 pontos
7º - Heikki Kovalainen – 53 pontos
8º - Sebastian Vettel – 35 pontos
9º - Jarno Trulli – 31 pontos
10º - Timo Glock – 25 pontos
11º - Mark Webber – 21 pontos
12º - Nelson Piquet, Jr. – 19 pontos
13º - Nico Rosberg – 17 pontos
14º - Rubens Barrichello – 11 pontos
15º - Kazuki Nakajima – 9 pontos
16º - David Coulthard – 8 pontos
17º - Sebastien Bourdais – 4 pontos
18º - Jenson Button – 3 pontos
19º - Giancarlo Fisichella – 0 pontos
20º - Adrian Sutil – 0 pontos
21º - Takuma Sato – 0 pontos
22º - Anthony Davidson – 0 pontos

Campeonato Construtores

1º - Ferrari - 172 pontos
2º - McLaren - Mercedes - 151 pontos
3º - BMW Sauber - 135 pontos
4º - Renault – 80 pontos
5º - Toyota – 56 pontos
6º - STR-Ferrari – 39 pontos
7º - Red Bull-Renault – 29 pontos
8º - Williams-Toyota – 26 pontos
9º - Honda – 14 pontos
10º - Force India-Ferrari – 0 pontos
11º - Super Aguri-Honda – 0 pontos (Retirou à quarta prova)

Mais informações aqui.

Sem comentários: