sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fórmula Um 2009

A história da não transmissão das provas de Fórmula 1 num qualquer canal televisivo de sinal aberto mantém-se em 2009, o que é uma grande bosta!

No entanto, e à semelhança do que aconteceu em temporadas anteriores, o Sempre a Produzir vai publicar os resultados e os aspectos mais importantes relacionados com a temporada que começa dentro de, aproximadamente, um mês.

Eis, então, a lista de equipas presentes este ano, e respectivos pilotos, sendo que todas elas vão continuar a utilizar os pneus Bridgestone Potenza.




Para a temporada a ter início em finais de Março, a McLaren continua a apostar nos dois jovens pilotos, Lewis Hamilton, cujo bólide vai ostentar o número 1, e Heikki Kovalainen, e nos pilotos de testes Pedro de la Rosa e Gary Paffett.

Em 2009 contam com o chassis MP4-24 e o motor Mercedes-Benz FO 108W.




A equipa sediada em Maranello, Itália, volta a contar com Kimi Räikkönen e com o brasileiro Felipe Massa, coadjuvados, nos testes, por Luca Badoer e Marc Gene.

Para comemorar o bonito número de 60 presenças em temporadas de Fórmula 1, a Ferrari baptizou o chassis para 2009 de F60 e conta com o motor Ferrari Type 056.




Robert Kubica, que tão boa conta deu de si na passada temporada, e Nick Heidfeld continuam como pilotos de serviço da BMW Sauber, que parte para a temporada de 2009 com a mesma vontade, demonstrada na época passada, de disputar os primeiros lugares da classificação.

Christian Klien é o piloto de testes da marca germânica que conta com o motor BMW P86/9, montado no chassis F1.09, para fazer face às restantes equipas.




A marca francesa volta a contar com Fernando Alonso e com Nelsinho Piquet, mantendo Romain Grosjean como piloto de testes.

A aposta da Renault, com o novo chassis RB5, aliado ao motor Renault RS27, é voltar aos lugares cimeiros da classificação.




A Williams mantém-se fiel ao motor Toyota e apresenta o chassis FW31.

Nico Rosberg e o japonês Kazuki Nakajima, coadjuvados pelo piloto de testes Nicolas Hulkenberg, tentarão fazer frente às restantes equipas tidas como favoritas e melhorar as prestações de 2008.




A marca japonesa vai entregar o novo binómio chassis TF109 e motor RVX-09 a Timo Glock e ao experiente Jarno Trulli.




Com a reforma do veterano David Coultharad no final da temporada de 2008, a Red Bull foi buscar Sebastian Vettel para fazer parceria com Mark Webber na pilotagem do chassis RB5 aliado ao motor Renault RS27.




Sébastien Buemi, o piloto de teste da Red Bull em 2008, junta-se, este ano a Sebastien Bourdais para formar a dupla de pilotos da Toro Rosso que apresenta o chassis STR3 e um motor Ferrari.



A equipa indiana continua a apostar em Giancarlo Fisichella e Adrian Sutil e no piloto de testes Vitantonio Liuzzi para melhorar as prestações conseguidas no ano passado, o ano de estreia da equipa, desta feita com um motor Mercedes aliado ao chassis VJM01.



A Honda ressentiu-se da crise que afecta o burgo mundial, anunciou que não participa, para já, neste mundial e atirou com conhecidos pilotos como Barrichello, Button e Wurz para o desemprego ou, pelo menos, para fora das lides da F1.


CALENDÁRIO 2009


- 29 de Março – Austrália
- 05 de Abril – Malásia
- 19 de Abril – China
- 26 de Abril – Bahrain
- 10 de Maio – Espanha
- 24 de Maio – Mónaco
- 07 de Junho – Turquia
- 21 de Junho – Inglaterra
- 12 de Julho – Alemanha
- 26 de Julho – Hungria
- 23 de Agosto – Europa
- 30 de Agosto – Bélgica
- 13 de Setembro – Itália
- 27 de Setembro – Singapura
- 04 de Outubro – Japão
- 18 de Outubro – Brasil
- 01 de Novembro – Abu Dhabi

Mais informações aqui.

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