quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Nome técnico: Apreensão Cautelar

Parece que houve, algures em Braga, mais um caso de censura e que a Polícia de Segurança Pública levou uns quantos exemplares dum livro sobre pintura por considerar que a capa do mesmo, uma reprodução do quadro “A Origem do Mundo”, do pintor Gustave Courbet, continha material pornográfico exposto publicamente.

Sendo expectável que o nível cultural dos agentes policiais não seja nada por aí além, deveriam ter solicitado informações adicionais antes de actuarem.

Diz o MAI que os livros foram repostos e que a actuação das forças da autoridade ficou a dever-se às queixas duma série de pais que se mostraram incomodados com a ilustração que, obviamente, começou a atrair a criançada que por ali passava.

Obviamente, porque, hoje em dia, a criançada, com acesso a revistas expostas nas bancas e aos inúmeros sites consultáveis na internet, não está minimamente habituada a ver aquele tipo de cabeleira no lugar mais recatado da mulher.

Ainda bem que estes agentes prestam serviço em Braga e não em Paris, porque, se fosse este o caso, ainda entravam pelo Museu d’Orsay adentro, confiscavam o quadro e fechavam o edifício, por atentado ao pudor.

Em todo o caso, e falando de pudor, o Gustavo podia ter escolhido uma modelo com um ar um pouco mais apresentável, ainda que na altura não houvessem estes cremes depilatórios dos nossos dias.

Sem comentários: